Economia criativa, como aproveita-la ?

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A Firjan no ano passado divulgou o mapeamento da economia criativa no pais e mostrou que, em relação a outras economias, ela está em alta, mas como aproveitar esse cenário para o mercado fashion na crise atual?

A indústria da moda dispões de contratações não significativas para o profissional especializado, remunerações baixas e poucas ofertas. Empreender de forma consciente é considerado um bom negócio.

O debate no Rio Moda Rio, realizado na segunda quinzena de junho, trouxe para discussão a economia criativa e suas possibilidades de inspirações e negócios para a indústria da moda. Scott Hamlin, ex-CEO da Adidas e atual presidente da Looptworks fundou seu modelo de negócios baseado no upcycling, método que utiliza resíduos para fabricação de novos produtos com alto valor agregado.

“A grande oportunidade está em pensar em como aproveitar problemas para criar negócios criativos.” ( Scott Hamlin)

Jacqueline De Biase, fundadora e diretora criativa da Salinas, empresa há 34 anos no mercado, colocou que o diferencial está em produzir peças tendo um olhar apurado sobre o comportamento dos consumidores de moda praia. Além disso, alertou  que o processo criativo, isoladamente, não garante o sucesso de um empreendimento.

“É preciso aliar o conhecimento sobre gestão, formando uma visão holística sobre o negócio”. (Jacqueline De Biase)

Gabriel Pinto, coordenador do programa Indústria Criativa do Sistema Firjan, destacou que a economia criativa abre grandes oportunidades de negócios para o segmento da moda, gerando impactos positivos. Histórias como da Salinas e da Looptworks mostram como é possível se posicionar no mercado com design de alto valor agregado.

“Na indústria criativa, a grande chave é gerar emoção e fazer disso um negócio.’ (Gabriel Pinto)

Em bate papo informal, meu ex-colega de estudos e, profissional do setor Glauber Bassanesi, explanou que empreender é uma possibilidade de entrar no mercado. Um viés interessante é encontrar nichos específicos para trabalhar usando da capacidade criativa para reinventar mercados , assim como a Loé, marca de beachwear especializada em kitesurf feminino.

“Ir devagar, não fazer uma estrutura cara e ir aumentando conforme a necessidade.”  (Glauber Bassanesi)

O Brasil está em crise sócio econômica política, qualquer ação sobre ele deve ser feita com cautela. Dessa forma é preciso ficar atendo ao resultado de pesquisas como a da Firjan, onde diagnostica uma economia em tendência nos últimos anos, e de que forma se vai agir sobre ela.

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Olhando para isso trago questões inerentes ao indivíduo empreendedor:

Como pensar? 

A forma de pensar ajuda você a enxergar melhor o mundo. Enxergar melhor o mundo lhe ajuda a agir melhor sobre ele.

A mentalidade de um indivíduo determina seu comportamento. O comportamento determina seus hábitos. Os hábitos determinam os resultados na vida. Então, os resultados de um indivíduo são o espelho de sua forma de pensar.

Como se comportar?

As emoções, a maneira como organizar as prioridades e a garra que o individuo imprimir sobre suas ações determinam se entrará no mercado para fazer acontecer ou apenas para seguir o fluxo da boiada.

Para conseguirmos o antidoto, depende de quanto se está determinado a viver. Não digo sobreviver, mas viver com brilho, fazendo a diferença nessa sociedade de gente especialista em dar desculpas e sentir-se vítima das circunstancias.

“Qualquer novo projeto exige muito esforço e coragem.” (Glauber Bassanesi)

Como fazer?

Pense fora da caixa.

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Fontes: FIRJAN; SILVA, Geração de valor.

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FL

Frio em pleno novembro…

18ºC POA

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Este post foi publicado em 01/11/2016 às 18:47. Ele está arquivado em Fashion, fl.ar Fashion Guidelines e marcado , , , , , , , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

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