Cadeia Produtiva de Moda: 2ª Semente

10603586_776738699056273_245227813210120511_n

Editorial Malévola. Fotografo Marcellus Cruz, Modelo Isabela Ciamponi, Maquiadora Produtora Nina Orso, Produtora e Stylist Fernanda Lapa.

O Mercado de Moda tem seu glamour e há um pequeno, quase ínfimo, número de profissionais bem remunerados, na maioria das vezes, apenas, os donos das marcas. Já a outra parte trabalha com salários prostituídos.

Eu mesma, a dias atrás participei de uma seletiva para Estilista, aqui no  Rio Grande do Sul, onde gerenciaria a cadeia de produtos e uma equipe de seis designers. A  empresa de porte médio a grande, oferecia uma remuneração R$ 2.300,00 (bem abaixo da média).

A mudança nesse mercado só irá ocorrer se profissionais de Moda tiverem atitudes que os valorizem perante o mercado, não aceitando a idealizar coleções que irão reger a venda da empresa, por salários pequenos e injustos.

E, como disse na matéria anterior a esta, jogarei umas sementinhas ao vento, quem sabe dê frutos.

2ª SEMENTE: MÉDIA SALARIAL DO MERCADO DE MODA

pesq 1 pesq 2 pesq 3 pesq 4 pesq 5

A fonte desta matéria: a matéria do site http://www.fashionbubbles.com/  foi publicada em 2011, e, hoje, apesar de estar desatualizada, ainda está com valores maiores do que muitos salários que os profissionais de Moda recebem.

Algumas curiosidades sobre a pesquisa

306 empresas de todos os elos da cadeia têxtil responderam à pesquisa, que também contou com a análise de salários oferecidos em 1.047 vagas do banco de dados do Carreira Fashion;
– Os salários da região sudeste não são maiores que os da região sul. Na maioria das áreas de atuação são praticados valores bem semelhantes.
– Apesar de que a maioria dos estudantes procura vagas de assistente de criação/estilo quando sai da faculdade – vislumbrando um futuro como estilistas – um assistente na área de modelagem ganha em média 27% a mais do que um assistente de criação/estilo.

A Carreira Fashion
Fundada em 2005, a empresa de Recursos Humanos Carreira Fashion surgiu como o primeiro site de empregos especializado em moda do Brasil. O fato de seu fundador, Prof. Dr. Airton Embacher ter longa vivência e profundos conhecimentos no mercado de moda, ter sido um dos primeiros professores em cursos de graduação em Moda do Brasil, além de ser muito reconhecido no meio e ter uma grande network profissional foram fundamentais para o sucesso da empresa

Piso de costureiras e outros: http://www.stivestuario-poa.org.br/C%20C%20T%20%202014-2015.pdf

Fontes:

http://www.valor.com.br/carreira/1103354/pesquisa-indica-medias-salariais-da-industria-da-moda

http://www.fashionbubbles.com/destaque/pesquisa-salarial-exclusiva-para-o-mercado-de-moda-acaba-de-ser-concluida/

.

FL

POA- Sol, depois de muita chuva.

Anúncios
Este post foi publicado em 29/07/2015 às 22:10. Ele está arquivado em fl.ar Career Couseling, fl.ar Fashion Guidelines e marcado , , , , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: