Cadeia Produtiva de Moda: 1ª Semente

Há meses atrás, estive com Cortella, para falar sobre assunto referente ao meu TCC de Moda. Ele estava ministrando sobre o mercado de trabalho, o que me incentivou a seguir falando sobre o mercado da Indústria da Moda.

eu

Depois de anos no mercado de Moda e nos seus bastidores, pude vivenciar situações intrigantes: um meio onde os salários são prostituídos e a mão de obra é explorada, na maioria dos casos. Claro que, para um mercado que gera no mundo a terceira economia e foi pivô da Revolução Industrial em 1760 com a manufatura têxtil, isso é no mínimo lamentável, pois, depois desses dois fatores socioeconômicos culturais, esse mercado deveria ser evoluído em todos os sentidos.

Resolvi, então, jogar umas sementes ao vento, quem sabe elas brotem e gerem frutos:

1ª SEMENTE: Vou esclarecer qual o papel de cada profissional no setor e seu devido departamento.

Estilo–  Departamento onde nasce ideias, inovações, monitora e interpreta tendências, planeja e coordena os projetos de  Moda, as coleções:

-Diretor Criativo

‘Planejar ações, compreendendo limitações de produção e mercado, relacionando linguagens técnicas e criativas, direcionando pesquisas, conduzindo a identidade de marcas e produtos para um espaço de criação mais assertivo. (…)Assumir a condução do trabalho coletivo de forma a gerar o melhor resultado para as empresas do segmento, ou ainda, atuar nas áreas de produção publicitária, produção de moda, pesquisas, direção de catálogos e portfólios, além da lacuna aberta para trabalhos autorais de qualidade. Desenvolver a Gestão do Design de Moda envolve todo um processo integrado, multidisciplinar e transversal de várias atividades de design.’ (Borja de Mozota, 2002)

‘Possibilita gerir condições favoráveis para a diferenciação entre empresas concorrentes, desde a criação do produto de moda 1, passando pelas etapas de confecção, acabamento e finalizando na relação diária produto-usuário. Atualmente, o consumidor é “seduzido” pelo produto que melhor satisfaça seus desejos, ou seja, o consumidor atribui valor a determinado produto quando sua percepção de qualidade é boa, considerando preço e performance.’ (Rech, 2012)

– Estilista e ou Designer de Moda

Criação e Estilo.

‘Pesquisa, analisa, cria, planeja e coordena projetos e ou o desenvolvimento de produto ( está última está ligado às empresas de pequeno porte).

‘De início, os profissionais que trabalhavam neste campo criando produtos de vestimenta para a sociedade eram as costureiras e os alfaiates. Posteriormente, este ramo foi se especializando, separando o processo de criação da execução do projeto. Surgem então os profissionais chamados estilistas e que, mais recentemente, vieram a ser chamados de designers de moda. Segundo Pires.(2007, pg. 67).’

“Durante anos, o estilismo correspondeu a tal demanda; porém, a realidade atual requer uma abordagem sistêmica, o que consagra a importância do design.’ (REVISTA MULTIDISCIPLINAR DA UNIESP SABER ACADÊMICO, 2010)

‘Castilho e Vicentini (2008) afirmam que o objetivo do designer de moda é recriar o conjunto de traços que caracteriza a roupa por meio dos aspectos formais. Para isso deve estar atento a tendências, pois, como descreve Preciosa e Hagedorn (2006), pauta-se em freqüentes rupturas e continuidades em sua multiplicidade. A antecipação e a construção de tendências de moda é de suma importância no desenvolvimento de projetos de produtos de moda (Caldas, 2006).’ (Treptow2007).

– Designer Gráfico

Pesquisa, analisa, cria e desenvolve artes visuais e ou estamparia.

– Essence Hunter

Pesquisa, monitora e interpreta sinais os catalisando em tendências, orientando com informações e ou inspirações a equipe de criação.

Entende, percebe e analisa tendências mais verdadeiras para o mercado.” (Carmencita Job)

– Comprador de Moda e ou Fashion Buying

Estuda o mercado, desenvolve e negocia com fornecedores.

‘É responsável por todas as aquisições das multimarcas, buscando produtos que equilibrem o preço, beleza e qualidade. É ele que escolhe as peças ou fornecedores que irão fazer parte daquela estação nas prateleiras e, para isso, precisa ser um pouco de estilista, viajante profissional e administrador.’ (Profissão moda) 

 – Auxiliar de Estilo

Auxilia na elaboração de fichas técnicas, na organização operacional do setor, relatórios e planilhas.

 – Produtor de Moda

seleciona e organiza as roupas e acessórios necessários para a produção, busca nas lojas, procura as locações ideais para o shooting da campanha, escolhe fotógrafo, modelo, maquiador, entre outros envolvidos.

–  Stylist

Idealiza da apresentação da coleção.

‘Produtor fica na rua, visita lojas, carrega sacolas, faz devoluções. O stylist é quem busca as referências, cria uma imagem e opina no resultado final da produção, ‘dá o tom’ no trabalho.'(Manu Carvalho, produtora na revista Casa Vogue)

produção de moda

Foto de Andressa Blos.

*As operações, acima, muitas vezes estão integradas aos setores ou de  Desenvolvimento de Produto (fornecedor de informações de viabilidade de execução de produtos e  fornecedor da peça piloto para aprovação de fits da coleção) ou ao departamento de Produção de Moda (fornecedor das informações sobre risco, aproveitamento de matérias primas e prazos de produções).

Desenvolvimento de Produto- departamento onde se desenvolve os protótipos das ideias geradas pelo setor de estilo:

– Modelista

‘O modelista é o profissional que traduz para o papel os conceitos e criações do estilista. Este dá início ao mecanismo de gestação de uma coleção, mas é aquele que verifica a adequação do modelo inicial ao tecido previsto pelo criador, o caimento de cada peça, a execução prática das idéias do estilista.’ (infoEscola)

– Piloteira

Costura os produtos criados pelo estilo e modelados pela modelista, além de informar o consumo da peça, em empresas de pequeno porte ela pode também cortar.

‘A piloteira é a profissional que costura a primeira peça após a modelagem. Faz o encaixe, o corte e a costura das peças e manuseia máquinas de costura doméstica, industrial reta, overloque e galoneira. Indica o consumo da peça piloto. ‘(SIGBOL FASHION)

A piloteira corta as peças que ela vai pilotar.’ (Lenir Romero -Professora e Orientadora no SENAI  de Moda e Designer)

*Operações acima, muitas vezes, integradas ao setor de Produção de Moda, pois o Estoquista, fornece as informações referente ao estoque as matérias primas.

Produção de Moda – departamento onde se produz em quantidade os protótipos aprovados pelo setor de estilo:

– Operador de CAD

‘Operador de CAD pode fazer as modelagens, faz ampliações, reduções e os encaixes dos moldes. Indica o consumo do risco’.( Treptow2007)

– Cortador

‘Operador de corte. Faz o risco e ou encaixe dos moldes. Reporta-se ao gestor da produção e assessora a modelista.’ (Treptow2007)

 – Estoquista, Expedição, Logística

 Organiza as matérias primas e as mercadorias acabadas.

Monitora os produtos acabados, controla estoque, a expedição e entrega de pedidos.

– Costureiras

Profissionais responsáveis pelo fechamento das peças. Na indústria elas são dividas conforme a necessidade de cada empresa, ou  por células ou  núcleos, onde cada um é responsável por produzir(fechar) totalmente um tipo de produto, ou por fechar uma parte do produto.

– Inspetor de qualidade

Monitora a qualidade de produtos acabados.

*Operações, muitas vezes, integradas ao setor de Estilo e ao Desenvolvimento de Produto

Marketing, Comunicação e Comercial

– Diretor de Marketing, Comunicação e Comercial

Planeja planos de marketing para divulgar os produtos e impulsionar as vendas. Coordena o setor comercial, de marketing e comunicação. Fornece as informações sobre as vendas dos produtos ao setor de Estilo, auxiliando no planejamento de novos produtos.

– Analista de Marketing

Executa os planos de marketing e de comunicação.

– Consultor de Moda ou Vendas

Vendedor

– Vitrinista

Desenvolve a vi trini e o layout das ilhas das lojas conforme o tema das coleções e ou as programações de marketing.

.

FL

Bons Sonhos.

19ºC POA.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em 19/07/2015 às 23:20 e está arquivada sob Fashion. Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: